quarta-feira, 13 de junho de 2012

Senti vontade de chorar ao conversar com um amigo, que há tão pouco tempo eu sequer sabia o nome. Senti um profundo aperto no peito ao perceber que a distorção de um fato coloca em jogo uma vida de batalhas (vencidas ou não) e o quanto os laços entre humanos são frágeis. Me comoveu a simples descoberta de que homens e mulheres, por fortes e orgulhosos que sejam, ainda sofrem ao desatar estes laços, assim como me chateou perceber que, do outro lado, existem os que desatam sem sequer olhar para trás. Com tudo que ando vendo por aí, cheguei hoje a uma conclusão: todos haveremos de passar por provações nessa vida, alguns nos darão as mãos, mas apenas os de fé nos darão o braço inteiro, o ombro amigo e o coração... Ser amigo de uma pessoa não requer dar satisfação, nem ser “de uso exclusivo”, nem se dobrar aos desvios de caráter de uma pessoa. Ser amigo é apoiar quando o outro tem um problema, NÃO SER AMIGO é querer que a outra pessoa também tenha problemas. NÃO SER AMIGO é querer excluir o outro de um círculo por que tu não foste aceito. NÃO SER AMIGO é querer transferir teus defeitos para o outro, que deveria ser alvo somente de tuas qualidades. Eu estou vivendo uma fase da minha vida em que colho os louros da boa conduta dos meus pais. Contar com o apoio das pessoas quer SIM dizer que algo de bom foi feito na vida e estás tendo a tua recompensa. Portanto eu ainda creio que a bondade e o caráter sejam diferenciais, e acho, digam o que disserem, que são essas qualidades que fazem de uma pessoa MELHOR DO QUE AS OUTRAS. Roupa de marca, cinturinha fina e rostinho bonito é que não fazem... E a inveja e a cobiça ainda são os grandes vilões da nossa triste geração. Quanto às minhas lágrimas, lhes digo, ninguém nesse mundo é santo, tão pouco ninguém aqui está ou vai se fazer de vítima. Todos somos almas recém-paridas e nos cabe decidir qual será nosso papel no mundo: ou vamos nos resignar a uma vida frívola, um cotidiano tosco e empobrecido pela nossa preguiça de ir à luta nos conformando de viver às sombras dos que crescem, ou faremos a diferença e contaremos com o nosso próprio CARÁTER para, num momento de precisão, poder contar com o caráter alheio. Me disse esse meu amigo: “Vou sair disso de cabeça erguida”... E teus “irmãos de fé” estarão do teu lado, já que a dignidade de um homem é muito mais valiosa que os tropeços que ele da na vida. ____________________________________________________ Me perguntaram qual era a minha concepção de amor. Passei dias pensando: como eu vou responder uma coisa dessas, como se amor fosse algo exato e específico? Mas eis que um dia me vem a resposta: amor é quando tu te deita bem agarradinho, mas teu corpo tá todo torto e tá entrando frio por algum lugar em que as cobertas não cobriram, mas tu resolve aguentar, por que nem frio nem dor pode ser mais forte que o abraço, que a respiração pertinho, que o beijo dormido que, perdido, acerta um ombro!

2 comentários:

  1. Flor...estás escrevendo cada vez melhor. E em relação a tua concepção de amor...adorei!!! É exatamente isso...

    ResponderExcluir
  2. Só o inicio do blog já diz tudo.. "sempre em frente".
    E é isso ai, a vida é assim, e tu mais do que ninguém, sabes disso, pela tua propia experiência .. A distorção dos fatos aos quais te referes, é mais uma forma de SEGUIR EM FRENTE!!bjnhos

    ResponderExcluir